Artigos

Posso tomar pílula do dia seguinte mesmo tomando anticoncepcional?

Existem muitas dúvidas em relação à pílula do dia seguinte. Uma pergunta muito recorrente, por exemplo, é se pode tomar a pílula juntamente com o anticoncepcional.

A resposta é que sim, pois não há contraindicação clínica para uso concomitante de anticoncepcional e a contracepção de emergência ou pílula do dia seguinte. A questão é se há necessidade.

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, ou seja, deve ser utilizada o mais rápido possível após uma relação sexual desprotegida ou se a proteção for inadequada. Deve ser iniciada o quanto antes e no máximo até 72 horas após a relação.

É muito importante tomar o anticoncepcional de maneira correta, sem esquecer nenhum dia, para não ocorrer dúvidas de sua eficácia.

É importante, também, ressaltar que a pílula do dia seguinte não deve ser usada como anticoncepcional diário e, logo após o seu uso, a mulher pode e deve iniciar outro método contraceptivo, seja com os anticoncepcionais orais, DIU, etc, já que o seu efeito não se prolonga a outras relações em dias subsequentes.

Você tem alguma dúvida sobre outros métodos contraceptivos? Comente aqui para que possamos falar mais sobre eles nos próximos posts!

Não esqueça, também, de manter as consultas de rotina com o Ginecologista. Cuide-se!